Passeio para Laguna Esmeralda é o trekking mais procurado em Ushuaia. Vale a pena incluir no seu roteiro
Uma das maneiras mais incríveis de se conectar com a natureza é caminhando. E a Patagônia Argentina é uma das regiões mais adoradas pelos trilheiros do mundo inteiro, pois permite ao viajante se apaixonar por lugares como a Laguna Esmeralda, em Ushuaia.
A Laguna Esmeralda é um lugar especial, acessível inclusive para trilheiros de primeira viagem. É a melhor opção para desbravar os bosques da Terra do Fogo e se impressionar com a beleza de uma lagoa cor esmeralda. Ou, se for no inverno, vê-la completamente congelada. Sempre vale a pena incluir esse passeio no roteiro.
Como é o passeio até a Laguna Esmeralda?
As excursões de trilha para a Laguna Esmeralda normalmente para buscar os viajantes na hospedagem por volta das 9h da manhã. O trajeto segue pela famosa Rota Nacional Nº 3, em direção ao início da aventura. No caminho, o guia passa as primeiras instruções para a trilha enquanto o grupo aprecia a paisagem montanhosa. Descendo da van, é hora de pegar os bastões de trilha e começar a caminhada já no meio de um belíssimo bosque de lengas, árvore típica da região. São 4,7km (ida) de trilha pela frente.
Após alguns minutos de caminhada, o bosque fechado termina e você se depara com o gigante vale Tierra Mayor, onde é possível observar a Cordilheira dos Andes e glaciares impactantes como o Ojo del Albino e o Alvear. Durante a travessia do vale, é feita uma parada para ver as famosas castoreiras, represas construídas por castores, entre outros rastros deixados por esse animal exótico introduzido pelos humanos na fauna local há décadas.
Nível de dificuldade da trilha
Ao retornar ao bosque fueguino, começa a primeira parte de subida do Trekking Laguna Esmeralda. Embora essa seja uma trilha considerada de nível fácil a moderado, é necessário que todos tenham uma boa condição física.
O desnível dessa caminhada é de aproximadamente 300 metros. Inclusive crianças a partir de 10 anos podem participar desse belo passeio. Após 1h30 de caminhada, o grupo chega ao último vale que leva até a Laguna Esmeralda.
Chegada à lagoa e retorno
Uma das coisas legais dessa trilha é que só é possível ver o objetivo principal, a Laguna Esmeralda, no fim da caminhada. Encarando uma leve subida, é possível observar essa incrível lagoa verde, cor esmeralda, rodeada por bosques e montanhas (lembre-se que no inverno a laguna está congelada e até mesmo coberta de neve - ver foto acima). É uma paisagem que se transforma ao longo do ano. Um lugar que nunca se deixa ver da mesma maneira, de onde cada visitante leva uma experiência diferente, uma imagem diferente.
Para celebrar a chegada nesse lugar fantástico, é feita uma parada para o lanche e confraternização com o grupo que compartilhou essa jornada. Depois de um descanso, é hora de voltar. O caminho da volta é o mesmo, mas a paisagem é observada de outra perspectiva. Um dia que certamente será inesquecível na memória dos trilheiros.
✅ Resumo do passeio à Laguna Esmeralda
🕒 Horários aproximados:
- 09:00 – Pick-up na hospedagem
- 09:50 – Chegada ao início da trilha + instruções
- 11:40 – Chegada à Laguna Esmeralda + tempo livre para lanche e fotos
- 12:40 – Início da caminhada de volta
- 14:40 – Fim da trilha
- 15:30 – Drop-off na hospedagem
📏 Informações técnicas:
- Distância total: 9,4 km (4,7 km ida + 4,7 km volta)
- Desnível: 300 metros
- Nível de dificuldade: Fácil / Médio
✅ Os passeios normalmente incluem:
- Transporte ida e volta
- Guia especializado
- Lanche com bebida
- Bastões de trilha
🚫 Não incluem:
- Roupas e calçados (saiba o que usar na trilha)
🧳 Recomendações importantes:
- Vista-se em camadas, com roupas impermeáveis e adaptadas ao frio.
- Use botas de trekking adequadas para terreno irregular e úmido.
- Leve uma mochila leve com:
- 🎒 Gorro
- 🧤 Luvas
- 🕶️ Óculos de sol
- 🧴 Protetor solar
- Se necessário, alugue equipamentos em Ushuaia no dia anterior ao passeio.
Redes sociais