Escolher a roupa certa antes de sair para fazer passeios na natureza é fundamental para garantir segurança e conforto
Usar a roupa adequada para fazer trilhas em Ushuaia é tão importante quanto ter boas condições fÃsicas para se aventurar na natureza. Com muita razão, a galera que viaja para o Fim do Mundo se preocupa muito com o clima. As temperaturas normalmente são baixas e um dia de vento pode tornar a experiência da trilha algo incômoda.
Mas a Terra do Fogo tem os seus dias de sol e você pode sentir até calor. De qualquer forma, como nesse remoto canto do planeta a previsão do tempo pode te deixar na mão, o recomendável é sempre se preparar para as situações mais adversas.
Então vamos para a lista:
Calçados impermeáveis para trekking - seja na neve ou em pleno verão, as trilhas do Fim do Mundo podem ser molhadas. E molhar o pé para caminhar no frio nunca é uma boa experiência. Então é muito importante proteger os pés com calçados apropriados. Bônus: mesmo com essas botas, recomendo botar um par de meias extras na mochila.
Roupa térmica - para mim, essa é uma das partes mais importantes da indumentária. As camisas de manga longa e as calças térmicas são mais ajustadas ao corpo e mantêm a nossa temperatura mais estável. São leves e ficam por baixo das demais camadas.
Calça - a calça pode variar de acordo com a época do ano. No inverno a recomendação é a calça de neve, impermeável, mas talvez seja demais para o verão. Particularmente, eu me viro bem, mesmo no inverno, com a calça térmica e uma boa calça de trilha, leve. Mas tem gente que sente mais frio e precisa de alguma calça mais grossa.
Casacos - por cima da camisa térmica, geralmente uso um casaco mais leve, chamado de fleece, e outro sintético, que lembra aqueles feitos de pluma. A depender do clima, carrego um extra, impermeável, que serve para dias de neve ou chuva, além de servir como corta vento.
Acessórios - luvas (sempre impermeáveis para o inverno), gorro, buff ou cachecol, e mochila para levar comida, bebida e algo extra. Óculos de sol e protetor solar/labial também são itens importantes.
Dica do trilheiro
O clima sempre vai variar e talvez você esteja com roupas e acessórios demais para certos dias. Então, se sentir calor, pare e tire uma ou mais camadas. Guarde ou pendure na mochila e siga a trilha. Quando você parar de andar, pode precisar vestir a peça outra vez. Nunca subestime o clima. É melhor carregar mais do que sentir falta de algo no meio da natureza.
Onde conseguir
Se você não tiver algo da lista acima, pode alugar certas coisas na cidade e deve fazê-lo no máximo no dia anterior à trilha. Não é barato comprar roupas para o frio, mesmo em Ushuaia, então recomendaria já levar para a viagem, principalmente as roupas térmicas.
Redes sociais